sexta-feira, 29 de maio de 2015

Optimal control in life sciences and medicine



Book reviewed: Lenhart, S.; Workman, J.T, Optimal Control Applied to biological models, Chapman & Hall/ CRC, Mathematical and Computational Biology Series, 2007.

sábado, 2 de maio de 2015

Differential Equations and Mathematical Biology

Jones DS, Sleeman BD, Differential Equations and Mathematical Biology. Chapman&Hall/CRC Mathematical Biology and Medicine Series, 2003.


REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS DE UM DEPÓSITO POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE TI

"Em empresas manufatureiras, diante do atual cenário de competição global, é comum a necessidade de adaptação dos processos e operações produtivas visando o aumento da eficiência, a redução de custos e a melhoria na tomada de decisão.

Neste contexto, a tecnologia da informação (TI) surge como um mecanismo essencial para o desenvolvimento das empresas. "


Em trabalho publicado em 2013, procurei propor uma empresa flexível. Flexibilidade é a resposta em qualquer sistema biológico que tenha passado pela evolução. Existem em dilema chamada "stability-plasticity dilemma", usado no contexto da neurociência; um sistema deve aprender, nas não esquecer o que sabe.  Empresas em geral tendem a ser estáveis, mas não flexíveis.  TI pode ser comparado ao corpo humano, com o sistema endócrino, onde mensagem é enviado a do e para todo o corpo, doenças como obesidade e diabetes nascem da perda dessa comunicação. Esse artigo é de grande valor e seria interessante ser unido com o artigo da mesma edição: FáTIMA, A., NASTASI JUNIOR, E., LIMA JUNIOR, F.. UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL. Gestão e Saúde, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 1, fev. 2015. Disponível em: <http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1265>. Acesso em: 01 Mai. 2015.


MATIAS, L., LOURENCINI, R., LIMA JUNIOR, F.. REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS DE UM DEPÓSITO POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE TI. Gestão e Saúde, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 1, fev. 2015. Disponível em: <http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1263>. Acesso em: 02 Mai. 2015.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

O trabalho basicamente trata da proposta de uma metodologia para gestão de conhecimento, com um estudo de caso. Em geral, conhecimento não é gerenciado por ser considerado de fácil acesso, especialmente na geração da internet. No entanto, empresas que conseguem aprender com o próprio ofício certamente possui alta chance de se destacar. Conhecimento é poder, e poder deve ser administrado. Em uma edição da Scientific American, alguns paises, como o Brasil e o México, foram destacas como problemáticos na união empresa universidade, a gestão de conhecimento, se levada a sério, é um com começo. O artigo é de grande valor e deve ser considerado em pesquisas em geral, não somente em empresas.

FáTIMA, A., NASTASI JUNIOR, E., LIMA JUNIOR, F.. UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL. Gestão e Saúde, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 1, fev. 2015. Disponível em: <http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1265>. Acesso em: 01 Mai. 2015..

PDF